sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Correntes de convecção

As Correntes de Convecção da Terra (também chamadas de Células de Convecção) são os movimentos dos fluidos internos que se realizam no manto, abaixo da crosta terrestre. Acredita-se que elas sejam as grandes responsáveis por inúmeros processos de transformação do relevo de origem endógena, como terremotos, vulcanismos, tectónica de placas, entre outros.


 Porque esses movimentos ocorrem?

As células de convecção e seus movimentos ocorrem pelo fato de o magma não possuir uma temperatura homogénea. A região mais próxima ao núcleo é mais aquecida e a região mais próxima à crosta é mais “fria”. Assim, o magma que se encontra mais elevado e que possui temperaturas inferiores “desce” em direção ao núcleo e o magma mais aquecido, por ser mais leve, sobe em direção à crosta. Observe a figura abaixo:





Video:


Informação retirada de:

Texto e imagem :http://www.brasilescola.com/geografia/correntes-conveccao-terra.htm

Vídeohttps://www.youtube.com/watch?v=ODRAnF5nbFA

 Pegada Geológica....

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Perovskita

A Perovskita é um mineral relativamente raro ocorrendo na forma de cristais ortorrômbicos (pseudocúbicos).
A Perovskita ocorre em rochas metamórficas e associada a intrusões máficas, a sienitos nefelínicos e raramente a carbonatitos.
A Perovskita foi descoberta nos montes Urais da Rússia por Gustav Rose em 1839, e foi nomeado em homenagem ao mineralogista russo Lev A. Perovski (1792-1856).
 
Sob as condições de alta pressão do manto a piroxena enstatita, MgSiO3, é um polimorfo da Perovskita e pode ser o mineral mais comum na Terra.


Reflexão:Muitas perovskitas são cúbicas. Estas são denominadas perovskitas ideais. Outras são distorções da rede cúbica, como tetragonal, ortorrômbica e romboédrica.

Informação retirada de:

Pegada Geológica....


terça-feira, 21 de outubro de 2014

Como se formam os icebergs?

Os Icebergs formam-se pela acumulação contínua de geleiras. Existem Icebergs que chegam a pesar dezenas de toneladas. Mesmo assim, flutuam, porque o gelo é menos denso que a água. Além disso, os Icebergs contêm bolhas de ar e são formados de água doce, proveniente da precipitação de neve. A água doce tem menor densidade que a água salgada do mar. Em geral, apenas cerca de 20 % do Iceberg fica acima do nível da água, havendo uma pequena variação conforme a relação entre as densidades do Iceberg e a da água do mar. Se, por exemplo, a água do mar for mais salgada, e portanto mais densa, uma maior percentagem do Iceberg vai ficar fora da água.






Curiosidade: O maior iceberg já encontrado no planeta era maior do que a Bélgica, tinha cerca de 335km de comprimento e 97 km de largura, foi encontrado no ano de 1956 pelo navio norte-americano Glacier.
 
 
 

Reflexão: O tempo de vida dos Icebergs varia entre quatro e dez anos, dependendo das condições climáticas e das características de cada bloco. Eles derretem normalmente sob a ação dos raios do sol e da água do mar. Um Iceberg de 24m de altura e 91m de comprimento leva 80 dias para derreter em águas a 0°C. Em águas acima de 21°C desaparece em apenas oito dias.







Pegada Geológica...

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Monte Ontake

É no Monte Ontake que existe o 2º maior vulcão do Japão a cerca de 3067 metros de altitude situado na ilha de Honshu no Japão.
O japão, geograficamente, localiza-se no anel de fogo e possui centenas de vulcões ativos.
Segundo os registos históricos o vulcão do Monte Ontake manteve-se inativo até Outubro de 1979 e onde permaneceu com grande atividade até meados de abril de 1980.
Recentemente, no dia 29 de Setembro de 2014 entrou em erupção, mas expeliu apenas cinzas e piroclastos.











 






Reflexão:Este vulcão tem grande interesse turístico nesta altura do ano e no momento da erupção centenas de pessoas estavam nas proximidades. Pelo menos 51 pessoas perderam a vida mas há, pelo menos mais 13 que ainda não foram encontradas.

O fumo e gazes tóxicos têm dificultado a tarefa dos militares e bombeiros destacados para socorrer as vítimas no local. Infelizmente, na passada segunda-feira as buscas foram interrompidas devido a um tufão que passou perto do Monte Ontake.




Informação retirada de: