terça-feira, 25 de novembro de 2014

Cagarro

 O Cagarro, também conhecida por Cagarra ou Pardela-de-bico-amarelo (Calonectris diomedea) é uma ave marinha identificada sobretudo pelo seu chamamento peculiar e estridente, apenas possível de escutar nos Arquipélagos dos Açores, Madeira e Berlengas e vive em média 50 anos.

Também é possível ver esta ave de passagem ao longo da costa continental.
Devido à sua diversidade de ilhas, Portugal acolhe a maioria das populações desta  espécie.

Reflexão: O decréscimo do número de cagarras e outras aves marinhas, demonstra bem a grave situação dos nossos Oceanos.
Todos nós  temos  de evitar que o número de cagarras  diminua. O seu estatuto é cada vez     mais preocupante, prevendo-se que possa entrar em estatuto de perigo a médio prazo se subsistir a atual tendência populacional.

Informação retirada de: 
Texto: http://www.spea.pt/pt/participar/campanhas/ave-do-ano-2011-cagarra/

Imagem: https://www.google.pt/search?q=canárias&biw

                                                                                                    Pegada geológica... 

sábado, 8 de novembro de 2014

Veneza

Medições realizadas através de imagens de satélite mostram que Veneza está num processo lento mas  de contínuo afundamento, cerca de 2 milímetros por ano.

«A famosa cidade dos canais, localizada no nordeste da Itália, registrou um afundamento significativo no último século devido à constante extração de água subterrânea.» Quem o diz é Jonathan Amos do BBC News.

Pesquisas recentes conduzidas por uma equipa de investigação dos Estados Unidos e da Itália revelaram que a cidade continua a afundar-se e que se está a inclinar para leste.
 


 

Reflexão: Veneza é uma cidade romântica e linda, é uma pena daqui a centenas de anos ficar completamente submersa,  é o que irá  acontecer se não forem tomadas medidas de prevenção.



Informação retirada de:
 


Pegada geológica..