quinta-feira, 19 de março de 2015



Eclipse solar

 Normalmente há dois eclipses solares por ano na Terra. O primeiro de 2015 é já amanhã.
Será total para quem o vir no Atlântico Norte, nas ilhas Feroé (Dinamarca) e nas ilhas Svalbard (Noruega), quando a Lua tapar completamente o Sol durante dois minutos e 47 segundos, e a noite cair subitamente naquela região.
 Em Portugal, o fenómeno não será tão evidente, já que o eclipse será apenas parcial, mas, se as nuvens deixarem, será possível sentir uma diminuição de luminosidade, garantem os astrónomos.





Reflexão: Muitas são as pessoas que falam sobre o acontecimento que se vai realizar já amanhã, nem todas as pessoas sabem o que é . Vários observatórios astronómicos e centros de ciência do país prepararam postos de observação para quem quiser — e provavelmente antes de ir para o trabalho ou para a escola — começar o dia de uma forma diferente.


Informação retirada de:


Imagem:  https://www.google.pt/searchq=eclipse+2015&biw=1821&bih=830&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=XhMLVbOAIMP

                                                                              Pegada Geológica...


Tipos de Glaciares:

- Calotes Polares
- Glaciares de Montanha:  - Glaciares de vale
                                           - Glaciares de circo

Calotes Polares: são grande massas de gelo que cobrem permanentemente, e quase por completo o relevo sobre a qual se depositaram.


                                                
Glaciares de Montanha: Também são grandes massas de gelo porém não cobrem por completo atopografia da região, estando limitadas por paredes rochosas escarpadas.




Glaciares de Vale: É caraterizado por uma depressão em forma de “U”, rodeada por vertentes muito abruptas, que constituem áreas de acumulação de neve e cuja extenção pode atingir dezenas de Kilómetros.


Glaciares de Circo: Ocupam apenas uma depressão semiesférica, sendo frequentemente o resultado do recuo de um glaciar de vale, ficando o gelo confinado ao circo situado na zona de cabeceira.



Reflexão: Numa das aulas de geologia foi abordado este tema, falámos sobre os diferentes glaciares e ainda a forma como os podemos identificar.
Fizemos esta síntese com o apoio do nosso manual o de acordo com o que aprendemos na aula que achámos de grande interesse.

Informação retirada de:

Textos: Manual de Geologia 12- Porto Editora

Imagens: https://www.google.pt/searchq=glaciares+de+montanha&biw=1821&bih=889&source=lnms&tbm=i 
                                                                           Pegada Geológica ...

terça-feira, 17 de março de 2015


Ciclo de Milankovitch

A teoria de Milankovitch é baseada nas variações cíclicas destes 3 elementos que ocasionam variações da quantidade de energia solar que chega a Terra desencadeando a entrada numa era glaciar ou interglaciar.
- Excentricidade da Órbita - A forma da órbita da Terra ao redor do sol (excentricidade) varia entre uma elipse e uma forma mais circular
- Obliquidade do Eixo de Rotação  - O eixo da Terra é inclinado em relação ao sol em aproximadamente 23º. Esta inclinação oscila entre 22,5º e 24,5º. (quando a inclinação é maior as estações são mais extremas -os Invernos são mais frios e os Verões mais quentes. E quando a inclinação é menor as estações são mais suaves).
-Precessão - Conforme a Terra gira em torno de seu eixo, o eixo também oscila entre um sentido apontando para a estrela do Norte, e outro apontando para a estrela.
 As glaciações são iniciadas quando os Verões são frios, pois a diminuição na insolação inibe a fusão das geleiras, que, dessa forma, se expandem, gerando grandes mantos de gelo continentais.

Reflexão:  O professor de geologia numa das suas aulas falou-nos sobre o ciclo de milankovitch, e achou que era interessante publicarmos um post no blog,aqui fica um pouco do que foi abordado na aula.


     Informação retirada de:
Texto e imagens:
                                                                                                     Pegada Geológica...