quarta-feira, 22 de abril de 2015

Antepassado monstruoso das salamandras descoberto no Algarve

Fósseis de um anfíbio gigante com cerca de 220 milhões de anos foram encontrados no Algarve, na aldeia da Penina, concelho de Loulé. Escavados em 2010 e 2011, nas rochas formadas num antigo lago, os fósseis são agora descritos como pertencentes a uma espécie nova do grupo dos metopossauros – anfíbios primitivos a partir dos quais evoluíram os anfíbios modernos, como os sapos e as salamandras. Nome científico da nova espécie: Metoposaurus algarvensis.
Os metopossauros eram parecidos com salamandras gigantes, alguns atingiam dois metros de comprimento, como este agora descoberto. Durante o período Triásico, viveram em lagos e rios, tal como vivem actualmente os crocodilos, explica em comunicado a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, à qual pertence o paleontólogo português Octávio Mateus, um dos elementos da equipa. Mas estes anfíbios primitivos, acrescenta o comunicado, eram parentes muito distantes das salamandras actuais.


ReflexãoEsta descoberta é o exemplo de um achado de uma época muito pouco conhecida em Portugal, o Triásico, há cerca de 200 milhões de anos, altura em que viveram alguns dos primeiros dinossauros


















Informação e imagem retirada de: www.publico.pt

Pegada Geológica...

terça-feira, 21 de abril de 2015

Permafrost

O significado da palavra permafrost vem do idioma inglês e quer dizer permanentemente congelado (perm – permanente + frost – congelado).
O permafrost pode ter diferentes características e formatos. Pode ser um solo orgânico rico ou pode ser arenoso e rochoso. Poderia ser também somente rocha sólida. Poderia conter água congelada ou ser relativamente congelado. Mas todos os permafrost possuem uma característica em comum: estão congelados. O permafrost é o solo que está congelado há um ano ou mais e é encontrado em latitudes elevadas (Ártico e Antártida), também é comum em alturas elevadas (como no alto das montanhas). Aproximadamente 20% da superfície terrestre se encaixam nesta classificação de solo.
Recomenda-se cuidado ao erigir edificações ou pavimentação neste tipo de solo, uma vez que, se a camada de permafrost for rompida, a edificação ou a pista pavimentada pode afundar no terreno.


Reflexão: Durante uma aula de geologia o professor sugeriu que colocássemos um post no blog sobre o permafrost (permanentemente congelado),e nós achamos interessante abordarmos esse tema.




Texto: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Pergelissolo 
Imagem: www.daviddarling.info/images2/permafrost.jpg

Pegada Geológica...

domingo, 19 de abril de 2015

Criança do Lapedo

Foi encontrada uma sepultura infantil datada como sendo do Paleolítico Superior no distrito de Leiria, mais precisamente no Abrigo do Lagar Velho.
O fóssil foi descoberto a 28 de Novembro de 1998, no dia em se realizou uma expedição, para estudar algumas pinturas rupestres descobertas anteriormente.  
Os estudos feitos pelos investigadores revelam que se tratava de uma criança Neandertal com cerca de 90 centímetros de comprimento (20 a 25 centímetros mais baixa do que uma criança normal da mesma idade). As ossadas apresentavam uma cor ocre (dióxido de ferro) o que levou a crer que era dessa forma que cobriam os corpos no Paleolítico superior.
Foi também encontrada uma concha do mar furada, que teria servido como adorno.
Com esta descoberta, ficamos a saber que já nessa altura haviam rituais fúnebres e que ao contrário do que se pensa, os Neandertais eram seres afectuosos.


Reflexão: Os Neandertais não desapareceram do planeta, eles foram «combinados» com homem moderno.

Com a descoberta da Criança do Lapedo, podemos provar a ligação e o cruzamento do homem moderno com o H. neanderthalensis, pois essa criança possuía características de ambos.







Pegada Geológica...