As glaciações foram períodos da história da terra em que a temperatura do planeta caiu drasticamente causando o aumento das calotas polares e uma alteração brusca nas formas de vida do planeta, do relevo e que levou á extinção de espécies.
As primeiras glaciações ocorreram possivelmente há cerca de 250 milhões de anos quando a Gondwana esteve coberta por uma camada de gelo espessa no final da Era Paleozóica. E a última glaciação, chamada de “Wisconsin” terminou a cerca de 18 mil anos de anos tendo durado cerca de 52 mil de anos.
Podemos distinguir duas grandes classes de glaciares com base nos aspetos geomorfológicos (tamanho do glaciar, topografia do local…). São elas:
Calotes polares: que são grandes massas de gelo que obrem permanentemente, e quase por completo o relevo sobre o qual se depositaram. Quando grandes massas de gelo se desprendem e atingem o mar originam icebergues.
Glaciares de montanha: massas de gelo que não cobrem por completo a topografia da região, estando limitadas por paredes rochosas escarpadas. Estão localizadas em zonas de grande altitude.
Nos glaciares de montanha podemos ainda reconhecer o glaciar de vale (apresenta na zona de cabeceira um a depressão em forma de anfiteatro rodeada por vertentes muito abruptas que constituem áreas de acumulação de neve) e o glaciar de circo ( ocupam apenas uma depressão semiesférica sendo geralmente o resultado do recuode um glaciar de vale).
Pegada Geológica...
Sem comentários:
Enviar um comentário