sábado, 28 de fevereiro de 2015

Carta topográfica

Carta topográfica é a representação, em escala, sobre um plano dos acidentes naturais e artificiais da superfície terrestre de forma mensurável, mostrando suas posições planimétricas e altimétricas. A posição altimétrica ou relevo é normalmente determinada por curvas de nível, com as cotas referidas ao nível do mar.
Assim, carta topográfica é o documento que representa, de forma sistemática, geralmente em escalas entre 1:100.000 e 1:25.000, a superfície terrestre por meio de projeções cartográficas.
Note que cartas topográficas não são mapas, embora guardem com esses muitas semelhanças. Ao contrário dos mapas, que representam certas porções bem definidas do espaço terrestre, como cidades, estados, mares, países, cujos limites são físicos ou políticos; os limites de uma carta topográfica são matemáticos, geralmente meridianos e paralelos .
É elaborada a partir de aerofotogrametria. Acidentes naturais e artificiais onde elementos planimetricos(obra) e altimetricos(relevo) são geometricamente bem representados.


Reflexão: Decidimos publicar no blog sobre as cartas topográficas, porque foi um assunto abordado nas aulas e então estamos a partilhar um pouco do que aprendemos.

Informação retirada de: http://pt.wikipedia.org/ 
Imagem retirada de: http://www.igeoe.pt/

Pegada Geológica...



quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Ilha vai ter uma casa de fósseis

A ilha de Santa Maria vai ter dentro de dez meses uma casa de fósseis. O Governo Regional dos Açores anunciou nesta segunda-feira que adjudicou a construção da Casa dos Fósseis, na ilha de Santa Maria.

Ficará exposto o espólio geológico e paleontológico da ilha, onde existem cerca de 20 jazidas fósseis.

 Das nove ilhas do arquipélago, Santa Maria é a mais antiga, com sete a oito milhões de anos, e a que está há mais tempo – mais de dois milhões de anos – sem actividade vulcânica. Por isso, é a única com fósseis marinhos. Em toda a ilha estão identificadas cerca de 20 jazidas como algas calcárias, moluscos, crustáceos, ouriços-do-mar, corais e cetáceos, fossilizados há milhares de anos.

Para permitir a visitação deste património paleontológico foi criada a Rota dos Fósseis, que inclui quatro trilhos pedestres e um marítimo.


Reflexão: A nosso ver esta construção é uma mais-valia para a geologia da região mas também para o turismo. O projecto Rota dos Fósseis irá complementar a oferta da ilha em termos de turismo da natureza. Um local único com fósseis únicos.

Texto retirado de: www.publico.pt

Pegada Geológica...

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Carta Geológica:

Carta geológica é um mapa onde são encontradas informações geológicas. Numa carta geológica devem ser mostradas informações sobre o que está por baixo da superfície terrestre. Podemos, então, representar numa carta geológica o seguinte:




Tipo, idade relativa e localização das diferentes formações geológicas;
Tipo e localização do contacto entre os diferentes tipos de litologia;
Tipo e localização dos depósitos de superfície;
Direção e inclinação das rochas estratificadas;
Tipo e localização de aspetos relacionados com a deformação das rochas;
Base topográfica que serve de apoio à cartografia geológica.

Reflexão: Nas aulas de geologia, temos falado sobre as cartas geológicas e para que servem no nosso dia à dia. Achámos interessante colocar no nosso blog, pois pode ser uma mais valia para todos nós.



Pegada Geológica...

sábado, 21 de fevereiro de 2015

O límulo

O límulo é um artrópode quelicerado, também conhecido como caranguejo-ferradura. Apesar do nome, esta espécie está mais próxima das aranhas e escorpiões que dos caranguejos propriamente ditos.
São representantes do mais antigo grupo animal, que ainda vive sobre a face da Terra, os Merostomatas.

Surgiu há cerca de 400 milhões de anos.


Reflexão:: Os límulos possuem a rara habilidade de regenerar seus membros perdidos, de uma forma similar ao que fazem as estrelas-do-mar, exemplo referido na aula.

Informação retirada de: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADmulo
Imagem retirada de:http://tolweb.org/Limulus_polyphemus/14737


Pegada Geológica...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Graptólitos

Os Graptólitos são grupos de animais marinhos extintos que viviam em colónias muito comuns na era Paleozoica.
 Tinham um esqueleto comum externo quitinoso em forma de canais simples ou ramificados, e os pólipos individuais ocupavam as teias dum sistema.

A maior parte, extinguiu-se no final do Silúrico, mas algumas espécies persistiram até ao início do Carbónico.

Reflexão: Publicámos este post porque achámos importante saber mais sobre este ser, uma vez que o abordá-mos na aula.
Informação retirada de: http://www.infopedia.pt/$graptolitos

Pegada Geológica...