Carta topográfica é a representação, em escala, sobre um plano dos acidentes naturais e artificiais da superfície terrestre de forma mensurável, mostrando suas posições planimétricas e altimétricas. A posição altimétrica ou relevo é normalmente determinada por curvas de nível, com as cotas referidas ao nível do mar.
Assim, carta topográfica é o documento que representa, de forma sistemática, geralmente em escalas entre 1:100.000 e 1:25.000, a superfície terrestre por meio de projeções cartográficas.
Note que cartas topográficas não são mapas, embora guardem com esses muitas semelhanças. Ao contrário dos mapas, que representam certas porções bem definidas do espaço terrestre, como cidades, estados, mares, países, cujos limites são físicos ou políticos; os limites de uma carta topográfica são matemáticos, geralmente meridianos e paralelos .
É elaborada a partir de aerofotogrametria. Acidentes naturais e artificiais onde elementos planimetricos(obra) e altimetricos(relevo) são geometricamente bem representados.
Reflexão: Decidimos publicar no blog sobre as cartas topográficas, porque foi um assunto abordado nas aulas e então estamos a partilhar um pouco do que aprendemos.
Informação retirada de: http://pt.wikipedia.org/
Imagem retirada de: http://www.igeoe.pt/
Pegada Geológica...
muito interessante !!
ResponderEliminarbom trabalho!
ResponderEliminarexcelente trabalho
ResponderEliminar